terça-feira, 13 de setembro de 2011

Projeto Incentiva Ensino Da Cultura Afro Nas Escolas Da Bahia

Sair da monotonia de uma aula expositiva na escola é a vontade de qualquer aluno, aliar a isso a oportunidade de poder conhecer melhor a cultura dos seus ancestrais em uma viagem é realmente um sonho. Pensando nisso, que o guia de turismo Rodney Sacramento criou o projeto “África nas escolas” que, de forma dinâmica e lúdica leva para esses alunos através de um passeio pela cidade uma viagem pela cultura africana passando por lugares que simbolizam e marcaram a força dessa cultura em nosso cotidiano.
O projeto inovador é baseado na lei 10639/11.465 que torna obrigatório o ensino da cultura afro brasileira no ensino fundamental e médio e visa ressaltar uma questão de fundamental importância para o fortalecimento de identidades éticas afro-brasileiras, destacando, dentre as principais temáticas o aspecto legal que gira em torno da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira.
O objetivo principal é divulgar e produzir conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem os alunos cidadãos quanto a pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir objetivos comuns que garantam respeito aos direitos legais e valorização de identidade da cultura africana, como outras que contribuíram para a formação da identidade cultural brasileira, a lei visa fazer um resgate histórico para que as pessoas conheçam um pouco mais o Brasil e melhor a sua própria historia, trabalhando o conhecimento da historia e cultura da África a partir do processo de escravidão, bem como conceitos sócio, político e histórico.
O passeio que acontece em um ônibus com ambiente climatizado no piso inferior e andar superior panorâmico descoberto para a melhor visualização de todos os pontos e totalmente confortável e  seguro começa pelo Forte de Santo Antonio da Barra com uma visita ao museu náutico, de lá os alunos seguem para o Dique do Tororó, o passeio continua pelo bairro mais negro da cidade, a Liberdade, com direito a uma passadinha pelo Curuzu, o roteiro termina no Pelourinho visitando o museu afro, a igreja Rosário dos Negros e no Museu Solar Ferrão na praça das artes onde acontece uma encenação de um escravo sendo castigado pelo capitão do mato e uma deliciosa degustação de comidas originárias da África.
Ao longo do roteiro, existem pontos de embarque e desembarque dos alunos pra visitação do ambiente e durante o percurso acontece uma aula onde são explanadas a história e as memórias dos negros desde o trafico negreiro, cotidiano, trabalho, quilombos, a capoeira como símbolo de resistência e luta, religião, alimentação, musicalidade e a discriminação racial.
Para Rodney Sacramento a lei veio para desmitificar a inferioridade da raça africana e segundo ele, além do estudo da África e dos africanos seu projeto vai destaca ainda as lutas dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro nas áreas social, econômica e política, pertencentes, também à História do Brasil “A história da relação entre Brasil e África vai muito além do período colonial e do tráfico de escravos ao qual a população se acostumou a referir-se a negros. Ela sempre esteve vinculada nos meios acadêmicos e em bancos escolares de forma secundária. Trabalha-se a África como se fosse um continente marcado apenas por guerras, fomes, epidemias, miséria, sem nenhum contexto histórico-político-social e cultural, ficando reduzida apenas a estereótipos, e de uma forma diferente, fora do ambiente escolar, dentro de um ônibus ao ar livre e fazendo um passeio pela cidade, que eu pretendo mostrar a esses alunos através desse projeto o legado cultural dos negros, a riqueza que esse povo tão sofrido conseguiu construir e como a cultura africana influencia nossas vidas até hoje e em alguns bairros de nossa cidade isso ainda pode ser vivenciado e melhor entendido”, conclui o guia.
Os horários dos passeios no turno matutino são das 8 às 12h30min e, no vespertino, das 13 às 17h30min.

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