terça-feira, 13 de setembro de 2011

Projeto Da SETUR Da Bahia Visa Maior Acessibilidade Para O Centro Histórico


A Secretaria de Turismo da Bahia está realizando em 13 municípios de 12 zonas turísticas do Estado o projeto de Acessibilidade e Urbanística. A iniciativa tem como foco as cidades com significativo potencial turístico, como é o caso de Ilhéus. Uma das ações do projeto prevê a padronização dos acessos dos principais pontos turísticos desses locais. A comitiva, formada por arquitetos da pasta estadual e da empresa responsável pelas obras, está percorrendo as cidades escolhidas e na manhã da última quarta-feira (31) fez sua primeira visita técnica à Ilhéus.
Recebida pelo secretário de Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, a equipe percorreu todo o centro histórico da cidade, fazendo levantamento topográfico de toda a área que deverá ser contemplada com o projeto. Segundo explicou a representante da Secretaria de Turismo do Estado, a arquiteta Cleide Regina dos Reis o objetivo é que todas essas cidades se adéquem aos padrões de acessibilidade, “ficando aptos para sediar pontos de apoio para a próxima copa do mundo”.
O diretor de projetos da empresa que ficará responsável em executar as obras, Marcelo Pires, disse que além das adequações para possibilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência, também serão propostas ao governo municipal orientações e sugestões para a qualificação das pedras portuguesas presentes no centro de Ilhéus. “É importante que o município entenda a necessidade de rever alguns locais onde a colocação dessas pedras se deu de forma irregular”.
Os arquitetos Rafael Luis Souza e Lívia Baraúna também integram a equipe, que segue ainda esta semana para Porto Seguro. De acordo com Rafael Sousa, além de rampas o projeto também prevê a colocação de piso tátil, contemplando pessoa com deficiência visual. Na próxima segunda-feira (5) o secretário municipal Paulo Moreira participa de reunião na sede da Secretaria Estadual de Turismo para discutir o projeto de acessibilidade, que após levantamento de dados, seguirá para os municípios com objetivo de ser aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário