terça-feira, 26 de maio de 2015

Projeto Samba de Terreiro acontece neste sábado (30), no Espaço Cultural Dilazenze



PROJETO SAMBA DE TERREIRO
(Memória e Identidade afro-brasileira no Litoral Sul da Bahia)

O projeto foi proposto pelo musico percussionista Gilsonei Rodrigues (Mestre Ney), presidente do Grupo Cultural Dilazenze, e conta com o apoio na coordenação pedagógica do Prof. Dr. Andre Rosa Ribeiro, coordenador do CEDOC - UESC (centro de documentação e memória). Samba de Terreiro prevê a pesquisa, registro e divulgação da memória de sambas tradicionais criados e executados nas comunidades de terreiro no Território Litoral Sul da Bahia.

O projeto busca identificar, pesquisar e divulgar um conjunto de musicas e ritmos de sambas tradicionais característicos de cerimônias religiosas e festivas nas comunidades dos mais tradicionais terreiros do Território Litoral Sul da Bahia com o objetivo de socializar informações relativas aos sambas tradicionais de terreiro fortalecendo a preservação da identidade das comunidades religiosas de matriz afro-brasileira no Território Litoral Sul da Bahia (Ilhéus e Itabuna).

Como forma de apoio à lei 10.639-03, os coordenadores do projeto tem a intenção de produzir um DVD e uma cartilha com base em entrevistas com membros dos mais tradicionais terreiros dos municípios de Ilhéus e Itabuna. O DVD e a cartilha terão distribuição gratuita nas escolas da rede pública de ensino dos municípios de Ilhéus e Itabuna, nas comunidades de terreiro pesquisadas e em órgãos e espaços culturais municipais e estaduais do Território Litoral Sul. Também será produzido um show com o Grupo Sambadila interpretando um repertório baseado no material da pesquisa.

As atividades de exibição do DVD e apresentações artísticas do Sambadíla acontecerão dia 30/05/2015, no Espaço Cultural Dilazenze as 20:00hs, o DVD será exibido gratuitamente também no Terreiro Matamba Tombenci Neto em Ilhéus, no Terreiro Ilê Axé Oyá Funké em Itabuna e na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Att;
Gilsonei Rodrigues (Mestre Ney)
Proponente do projeto Samba de Terreiro
73 8831-5619
73 8166-7964
Mestreney1@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário