terça-feira, 5 de março de 2013

Que venha o 28º aniversário!!!


O Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze completou 27 anos de Luta, Resistência e Memória cultural, e pra comemorar, realizou os festejo em três dias de muita festa, muito axé, e muita alegria.
A festa começou no dia 22/02 (sexta-feira) no Salão de Cerimônias do Terreiro de Matamba Tombenci Neto.  Durante o evento foram reproduzidos Slides sobre os segmentos do Dilazenze, sobre a história do Bloco, também contamos com apresentações das crianças da comunidade integrantes do projeto Batukerê, com direito a parabéns e Bolo para a Comunidade que se fez presente.  O evento Contou com a presença de varias personalidades importante pra a história do Dilazenze como o primeiro presidente do grupo o Sr. Vane Rodrigues, Marinho Rodrigues que esteve à frente da instituição por muitos anos e hoje é o Presidente da ONG. Gongombira alem de Mãe Hilsa, (Matriarca do Dilazenze e do Terreiro de Matamba Tombenci Neto).


No dia 23/02 (sábado) o evento foi realizado no espaço Cultural do Dilazenze. Uma das principais atrações da noite foi à inauguração da Biblioteca Mameto Mucalê constituída com recursos adquirido através do edital de pontos de leitura da Fundação Pedro Calmon; O ponto de leitura fica instalado no espaço Cultural do Dilazenze, na Comunidade do Alto da Conquista. A biblioteca que leva o nome de mameto mucalê, digina da Mãe Hilsa Matriarca do grupo foi inaugurada por ela e pelo Mestre Ney (Presidente do Dilazenze). Contamos também com o show da Banda Percussiva Dilazenze que animou os moradores da comunidade com sucessos do seu repertório, com a participação dos vocalistas Marinho (Gongombira) e Silvinho (Mini Kongo), apresentações do corpo de balé afro do Dilazenze e do Grupo de Dança Cia da Pegada. O evento também contou com o show de convidados como a Banda Enttropia e o Poeta Gustavo felicíssimo.

Já no dia 24/02 (Domingo) para encerrar com chave de ouro, o Bloco Afro Dilazenze realizou um Cortejo Afro pelas principais ruas do Bairro da Conquista, Muitas personalidades marcaram presença nesse dia, o Presidente da FUNDACI Paulo Atto; o Procurador Federal Israel Nunes e a Secretária de Educação Marlúcia Mendes. A participação intensa da comunidade se integrando e prestigiando o evento foi o ponto alto do cortejo, o desfile foi um sucesso. Centenas de pessoas seguiram o cortejo cantando e dançando as músicas do Dilazenze ao ritmo das batidas percussivas da Bateria do bloco, o som ecoou levando axé a todos os presentes e aos moradores da comunidade que ao ver passar o cortejo se encantava manifestando a sua alegria, através de gestos e gritos de euforia. O desfile encerrou na sede do Dilazenze, onde foi oferecido um delicioso e tradicional Amalá, para os presentes.

 A beleza da cultura de matriz africana apresentada através do Corpo de Balé Afro do Dilazenze, da Ala do Batukerê com as crianças da comunidade com a sua pureza e carisma inigualável, da ala da comunidade, dos vocalistas entoando os cânticos do povo negro, e da bateria do bloco sob o comando dos mestres Felipe e Igor Gabriel abrilhantou ainda mais o cortejo. Vamos seguindo a nossa luta, pela preservação da cultura e da identidade do povo negro...
 Que venha o 28º aniversario!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário