terça-feira, 7 de agosto de 2012
Inscrições abertas para Oficina de Gestão Museal em Itabuna
Os interessados em participar da Oficina de Gestão Museal, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de agosto, das 9h às 17h, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, têm até o dia 13 de agosto para efetuar sua inscrição através do e-mail oficinasnat.dimus@gmail.com. Ministrada pela professora Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da Costa, da Universidade Federal da Bahia, a atividade é gratuita e tem como objetivo oferecer orientação técnica básica para o aperfeiçoamento dos estudantes, museólogos e profissionais que atuam em instituições museais da região. A atividade é promovida pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Cultura do Estado.
A Oficina de Gestão Museal integra o Ciclo de Oficinas de Capacitação, que teve início com a realização da Oficina de Conservação Preventiva de Acervos Museológicos em Santo Amaro e em Alagoinhas. As atividades seguem até o mês de dezembro e irão contemplar cinco das sete macrorregiões museais que atendem aos 27 territórios de identidade da Bahia. Os próximos municípios a receberem as oficinas são: Guanambi (19 a 21.09), Juazeiro (17 a 19.10), Feira de Santana (07 a 09.11) e Porto Seguro (05 a 07.12). Estão sendo oferecidas 40 vagas em cada município e certificados aos participantes. Também serão abordados os temas Ação Sociocultural e Educativa nos Museus e de Acessibilidade Universal.
Além de sediar as oficinas, os municípios têm recebido visitas técnicas realizadas por profissionais da DIMUS. O objetivo é fazer uma análise qualitativa das instituições museais existentes na região, com verificação do tipo de acervo e das ações educativas desenvolvidas nestes espaços. As visitas culminarão na atualização do Cadastro de Museus do estado. Mais informações pelo telefone: (71) 3117-6381.
Serviço:
O que: Inscrições abertas para Oficina de Gestão Museal em Itabuna
Quando: até 13 de agosto
Inscrições: oficinasnat.dimus@gmail.com
Informações: (71) 3117-6381
Gratuito.
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Inauguração das Obras de Reforma do Terreiro de Matamba Tombenci Neto
Data: 11/08/2012.
Local: Terreiro de Matamba Tombenci Neto, em frente a sede do Bloco Afro Dilazenze.
Horário: 20h.
Informações: (73) 3086-1871 ou 8809-3958.
Contato: matambatombencineto@yahoo.com.br
Jorge Amado é homenageado na programação de agosto da Casa
No mês em que Jorge Amado completaria 100 anos, a Casa dos Artistas não poderia deixar de render homenagens ao célebre grapiúna. Para isso, foram criadas as Sextas de Jorge, quando estarão em cartaz espetáculos inspirados nas obras amadianas. Nesta sexta-feira (03) às 20 horas, o Grupo Teatral Maktub apresenta Das Matas ao Progresso. A peça volta aos palcos ainda nos dias 10 e 17, no mesmo horário. E o Cineclube Équio Reis exibirá, gratuitamente, todas as segundas-feiras às 19 horas, filmes baseados nos romances de Jorge Amado.
Além de contar as histórias da sociedade ilheense do auge ao declínio do cacau, com Das Matas ao Progresso, o projeto Sextas de Jorge receberá ainda o Grupo Vozes, de Itabuna, com Berro D’Água. A adaptação do romance Quincas Berro D’Água para o cordel traz a força de personagens marginalizados como transformadores sociais. A apresentação será nos dias 24 e 31 às 20 horas.
Como em agosto também é comemorado o dia do folclore, a Cia. Boi da Cara Preta continua apresentando o musical Lendas da Lagoa Encantada. O espetáculo infanto-juvenil mostra os personagens lendários se unindo com a comunidade da Lagoa para proteger a natureza e a cultura popular do bicho Mondrongo. As apresentações serão nos dias 11 e 25 às 17 horas.
Outros projetos continuam na programação da Casa dos Artistas de Ilhéus. O Sábado Sim abre espaço para as bandas alternativas da região, que se revezam no palco o Teatro Pedro Mattos. Neste mês, os shows serão nos dias 04 e 21, às 20 horas. Falando em música, o projeto Cinema Incidental caiu no gosto do público e se mantém na programação, dando novas trilhas sonoras para filmes mudos de Chaplin. As sessões-apresentações serão nos dias 11 e 25 às 20 horas.
O projeto de debates Improviso, Oxente! continua com o tema geral “A cidade é movida pela cultura”. Após o Instituto Nossa Ilhéus lançar os indicadores da cidade no dia 02, os especialistas convidados provocarão o público com assuntos ligados a “Ilhéus que temos”. As discussões acontecerão todas as terças-feiras a partir das 19 horas e a entrada é franca.
Até o final do mês, a galeria Hans Koella apresenta a exposição Projeto Ilheenses Amados. A iniciativa, que está no seu oitavo ano, traz fotografias de todas as temporadas dos espetáculos Histórias de Cabaré e Das Matas ao Progresso, do Grupo Teatral Maktub. A iniciativa tem fotos de autores regionais, nacionais e internacionais, que acompanham a trajetória do grupo. A visitação é gratuita.
E o Cineclube Équio Reis sai dos limites da Casa dos Artistas com o projeto Projetando Alto. Enquanto serão exibidos filmes inspirados nos livros de Jorge Amado no espaço cultural, outras obras serão levadas ao Alto do Basílio. Todas as sextas-feiras às 20 horas, no Terreiro de Pedro Farias, serão projetados filmes, gratuitamente.
domingo, 15 de julho de 2012
Capitães do Morro na semana do Centenário de Jorge Amado
Programe-se!
Na semana do centenário de Jorge Amado tem "Capitães do Morro", no Teatro Municipal de Ilhéus! Dias 06 e 07 de agosto.
Ingressos: R$ 10,00/R$ 5,00.
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Blog do Dilazenze tem público fiel no exterior
O blog do Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze que está no ar desde outubro de 2009, vem cada dia que passa conquistando um público maior de internautas fiéis ao blog, no momento são mais de dez (10) paízes que acompanham as matérias públicadas no blog.
São eles: o Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Letônia, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Rússia, Holanda, Malásia, Índia, Turquia e Bélgica.
São eles: o Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Letônia, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Rússia, Holanda, Malásia, Índia, Turquia e Bélgica.
Terreiro de Matamba Tombenci Neto realiza festa de inauguração de obras
No dia 11 de Agosto, um dos mais antigos e tradicionais terreiros de Candomblé da Bahia, o Terreiro de Matamba Tombenci Neto fundado em 1885, comandado hoje por Mãe Hilsa Mukalê, realiza festa comemorativa pelo sucesso da reforma realizada no terreiro. Comemoração que inclui, descerramento de uma placa comemorativa, lançamento de um vídeo sobre Mameto Mukalê e seus 14 filhos e filhas, exposição fotográfica “Olhar Achado no Tempo” é um toque em ritmo de festa com um xirê completo para todos os Nkissis.
Os festejos serão realizados na praça D.Roxa e no barracão principal do terreiro, no bairro da Conquista em frente a sede do Bloco Dilazenze na Av. Brasil, e vai contar com a participação de varias autoridades religiosas de vários estados Brasileiros.
Os contatos podem ser feitos por telefone para (73) 8809-3958 (Marinho Rodrigues); e por email para matambatombencineto@yahoo.com.br.
Reunião Geral dos Seguimentos do Dilazenze
Reunião geral dos seguimentos do Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze nesta próxima segunda-feira (16) às 19:30h na sede do grupo, no Alto da Conquista, em frente ao Terreiro de Matamba Tombenci Neto.
Compareça, sua presença é fundamental para o nosso trabalho.
Atenciosamente,
Mestre Ney (Presidente do Dilazenze).
Casa dos Artistas oferece cursos para todas as idades
Além de sua programação diversificada com música, teatro, cinema e debates, a Casa dos Artistas de Ilhéus oferece ainda cursos e oficinas para incentivar novos talentos. Atualmente, o espaço conta com aulas de Violão e Guitarra, Dança de Salão, Harmonia e Improvisação, Balé para criança, Bateria e Percussão e Vivência Teatral.
O curso de Violão e Guitarra, com ênfase em MPB, Pop e Blues é oferecido por Bô Berbardi. As aulas são todas as quintas-feiras das 14 às 16 horas. O músico Mateus Luna ensina Harmonia e Improvisação às quartas-feiras a partir das 17 horas. E o mestre Sabará é o responsável pelas aulas de Bateria e Percussão, que acontecem nas sextas-feiras em dois horários: 9 e 14 horas.
As aulas de Dança de Salão são ministradas por Aldenor Garcia às segundas-feiras, a partir das 19 horas. A bailarina Rosana Nascimento ensina Balé para Crianças todas as segundas e quartas-feiras às 9 horas. E os iniciantes na arte de representar podem participar da Oficina de Vivência Teatral, com Tânia Barbosa e Elielton Cabeça. Nela, são trabalhados exercícios de interpretação e música e os encontros são às 19 horas das quartas-feiras e 18h30min das quintas.
Para a coordenadora artística, Tânia Barbosa, os cursos e oficinas ajudam no aprendizado de novas habilidades, instigando a criatividade e aguçando a sensibilidade. Os interessados podem procurar a Casa dos Artistas em horário comercial ou telefonar para (73) 3634-5818.
sábado, 23 de junho de 2012
Feliz São João
É São João e a família Dilazenze tem a oferecer a todos os nossos amigos e fãs aqui um ótimo são joão, curtam bastante essa festa junina, se beber não dirija e se for fazer amor, use camisinha, curta a festa, mas curta consciente do que está fazendo. FELIZ SÃO JOÃO!!!
Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Foi numa noite, igual a esta
Que tu me deste o teu coração
O céu estava, assim em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xóte, baião no salão
E no terreiro
O teu olhar, que incendiou
Meu coração.
quarta-feira, 20 de junho de 2012
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Assembéia do Conselho Municipal de Cultura (CMC)
Em virtude
da existência de complicações referente à chegada dos representantes da UNESCO
e do MINC na nossa cidade, o Conselho Municipal de Cultura estar re-convocando
a Assembléia Extraordinária para o dia 31 de Maio de 2012 (quinta-Feira) às 17
horas na FUNDACI, permanecendo a seguinte pauta:
1- Reunião com os representantes da UNESCO e do MINC sobre os sistemas municipal e nacional de cultura;
2- Apresentação dos editais da FUNCEB-SECULT.
1- Reunião com os representantes da UNESCO e do MINC sobre os sistemas municipal e nacional de cultura;
2- Apresentação dos editais da FUNCEB-SECULT.
Queremos
salientar a importância da presença de todos, pois com a estadia dos
representantes do Minc e da Unesco, teremos a oportunidade de esclarecer
duvidas, quanto ao sistema de cultura em
todas as suas esferas, planos de cultura e fortalecer a efetivação do fundo
municipal de cultura. Na oportunidade estaremos também disponibilizando um
informativo detalhado sobre os editais da FUNCEB-SECULT, com dicas importantes
para facilitar a confecção do seu projeto.
Sua presença é muito importante para o
desenvolvimento cultural do nosso município
Atenciosamente,
PRESIDENTE DO CMC
73 8831-5619
mestreney1@hotmail.com
sexta-feira, 25 de maio de 2012
5º Encontro Regional de Capoeira
A Tribo Unida tem a honra de convidar mestres, professores e amigos para o 5º Encontro Regional de Capoeira que acontecerá de 16 a 19 de agosto, na cidade de Ilhéus-BA.
16/08/2012 (quinta-feira):
- 19h: Roda de capoeira seguido de apresentação cultural.
Local: Terreiro de Defona, Av. Uberlândia (próximo ao bar de Pitoco).
17/08/2012 (sexta-feira):
- 19h: Torneio interno seguido de roda de capeira.
Local: Espaço Tribo Unida no Pontal, antiga Associação do Bairro do Pontal (próximo a rua 13 de maio).
18/08/2012 (sábado):
- 09h: Oficina Sequência Regional e Sequência de Baião, palestra e roda de capoeira.
Local: Espaço Tribo Unida na Conquista, antiga academia de musculação Mário Sérgio.
19/08/2012 (domingo):
- 08h: Roda de Capoeira, apresentação cultural, batizado, troca de cordel e confraternização.
Local: Mirante no Alto na Conquista (Plano Inclinado).
Programação:
16/08/2012 (quinta-feira):
- 19h: Roda de capoeira seguido de apresentação cultural.
Local: Terreiro de Defona, Av. Uberlândia (próximo ao bar de Pitoco).
17/08/2012 (sexta-feira):
- 19h: Torneio interno seguido de roda de capeira.
Local: Espaço Tribo Unida no Pontal, antiga Associação do Bairro do Pontal (próximo a rua 13 de maio).
18/08/2012 (sábado):
- 09h: Oficina Sequência Regional e Sequência de Baião, palestra e roda de capoeira.
Local: Espaço Tribo Unida na Conquista, antiga academia de musculação Mário Sérgio.
19/08/2012 (domingo):
- 08h: Roda de Capoeira, apresentação cultural, batizado, troca de cordel e confraternização.
Local: Mirante no Alto na Conquista (Plano Inclinado).
Observações:
# Nada contra algumas organizações que adotam o uniforme de cor diferente. Por Favor, compareçam com o uniforme branco, para poder evitar constrangimento entre ambas partes.
# Favor confirmar presença quem for: participar de oficina, favor entrar em contato através de e-mail ou telefone.
Contato:
E-mail: tribounidacapoeira@hotmail.com
Telefone: (73) 8143-8214.
Realização:
Associação Cultural Tribo Bahia Unida
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Editais investem mais de R$ 18 milhões em atividades artístico-culturais
Com recursos do Fundo de Cultura, SecultBA abre inscrições para 17 editais e chamada pública para demanda espontânea. |
Mais de R$ 18 milhões serão investidos em atividades artístico-culturais através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Nesta terça-feira (15), a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abre as inscrições para 17 editais setoriais, além da Demanda Espontânea, destinados ao público que trabalha, pesquisa e atua na cultura, como artistas, empreendedores, estudantes e grupos. O objetivo dos editais é apoiar a produção, proteção, circulação, formação e pesquisa da cultura no estado. Os editais e a seleção pública para demanda espontânea aceitam propostas de pessoa física maior de 18 anos e pessoa jurídica que atue no exercício de atividades culturais, residentes na Bahia há pelo menos três anos.
Ao lançar os editais e a demanda espontânea, o Secretário da Cultura, Albino Rubim, pontua os novos segmentos contemplados pelos editais – uma forma de abarcar a complexidade da produção cultural da Bahia. “Novas áreas foram abertas, como projetos estratégicos em cultura e formação e qualificação em cultura, e também teremos editais com enfoque na cooperação cultural nos territórios de identidade. Outra mudança está na divisão em editais setoriais, que possibilitam que uma determinada área da cultura, como a música e o teatro, seja compreendida como um todo”, diz o secretário.
As seleções públicas integram a política de fomento à cultura da SecultBa desde 2007, permitindo que os recursos sejam distribuídos a um grande número de produtores, artistas, grupos e instituições culturais. Para o Superintendente de Promoção Cultural da SecultBa, Carlos Paiva, os editais, com critérios pré-definidos e comissões compostas por especialistas da própria área, é o instrumento mais democrático se seleção e apoio a propostas. Ele ressalta que, este ano, será mais simples se inscrever nos editais. “A quantidade documentos necessários para a inscrição foi reduzida ao mínimo”, explica Paiva.
Os editais setoriais são destinados às linguagens artísticas – música, dança, audiovisual, teatro, circo, literatura, artes visuais – bem como a museus e patrimônio cultural, arquitetônico e urbanismo. Também serão contemplados por editais projetos para culturas digitais, identitárias, populares, editoras baianas, economia criativa, projetos estratégicos, territórios culturais e formação e qualificação. Ainda estão previstas inscrições para a Demanda Espontânea, a fim de apoiar propostas cujo objeto não se enquadre em nenhum dos 17 editais lançados.
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Sarau na Casa dos Artistas neste sábado
A literatura sulbaiana continua a dar frutos nas suas mais diversas linguagens. É o que atesta a nova leva de obras a serem apresentadas pela Mondrongo Livros em grande sarau neste sábado, dia 19, na Casa dos Artistas, em Ilhéus, a partir das 19 horas. Todos estão convidados.
Assembléia Ordinária do Conselho Municipal de Cultura (CMC) de Ilhéus
Em virtude dos encaminhamentos visando a implementação do Plano Municipal de Cultura, junto à Prefeitura e à Câmara de Vereadores, assim como das ações junto ao Ministério Público e o envolvimento de vários conselheiros, direta ou indiretamente, no projeto Maio Mês da Dança, não foi possível a convocação da Assembléia do CMC, na data prevista. Diante deste fato, a Presidência do Conselho convoca uma Assembléia Ordinária a ser realizada no dia 22 de maio de 2012 (próxima terça-feira), na FUNDACI, com primeira chamada às 16 horas e trinta minutos, com a seguinte pauta:
1- Informes;
2-Edital Projeto Cultural 100 Anos de Jorge Amado - FUNDACI (5 Projetos de R$ 5.000,00 cada);
3-Revisão do Cronograma de Reuniões do CMC;
4-Verbas de Fundos Culturais Estaduais e Federais Captados Pelo Município;
5-Espaço Provisório - Sala do CMC;
6-Avaliação do Primeiro Ano de Gestão do CMC;
7-O Que Ocorrer.
Lembramos que a sua presença é fundamental. De tal forma, solicitamos aos conselheiros impedidos de participarem da Assembléia que solicitem a presença dos seus suplentes e/ou representantes das suas câmaras setoriais.
Atenciosamente,
André Rosa - Secretário-Geral.
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Centenário de Jorge Amado: Caetano Veloso faz show em Ilhéus
Caetano Veloso |
A colunista de celebridades do Correio, Telma Alvarenga, divulgou nessa quinta-feira (10) que o cantor Caetano Veloso vai se apresentar em Ilhéus no dia 10 de agosto, num show em homenagem ao escritor Jorge Amado.
A data é simbólica, dia em que Jorge completaria cem anos. Segundo a coluna, o palco será montado em frente ao Bar Vesúvio, centro histórico de Ilhéus.
Além de Caetano, outros artistas, como Margareth Menezes e Danilo Caymmi (filho de Dorival), estarão nas homenagens ao centenário do escritor ilheense.
Projeto Maio Mês da Dança 2012
O Projeto Maio Mês da Dança, realizado pela Fundação Cultural de Ilhéus, está completando 20 anos em 2012. Trata-se de um projeto que tem como objetivo mostrar o trabalho realizado pelas escolas de dança de Ilhéus, incentivando e divulgando esse segmento cultural na cidade. No evento, que acontece sempre às quartas-feiras do mês de maio, às 19 horas, no Teatro Municipal, participam grandes escolas como: Academia Núcleo da Dança, Balé Afro Dilazenze, Cia de Dança Sôanne Marry, Escola de Ballet Dinâmica e Movimento, Escola de Dança Tônus, além de grupos convidados, que apresentam diversos estilos de dança: ballet clássico, moderno e contemporâneo, jazz, sapateado, dança afro, de rua, espanhola e dança do ventre.
Neste ano o projeto vai homenagear o centenário do escritor Jorge Amado, realizando um espetáculo não só de dança, mas também com música ao vivo e performance teatral. Entre os grupos convidados de 2012 e participações especiais de artistas locais, estarão presentes: os grupos afros Batuke Gêje e o Zambiaxé, Grupos Ethos e Ky Dance, Ballet Conexão, Escola de Dança GEPA, Dança do Ventre Rafaela Canabrava, a cantora Amanda Andrade, o músico Antônio Melo e o ator Márcio Messias.
O evento está acontecendo todas as quarta-feiras do mês no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) às 19h, não fique de fora e venha você também prestigiar o 20º aniversário do evento e o centenário de Jorge Amado neste evento.
Grupo Ky Dance |
Diane Bailarina do Batukerê do Dilazenze |
Percussionistas do Balé Afro Dilazenze |
Corpo de Balé Afro Dilazenze |
Batukerê do Dilazenze |
sábado, 5 de maio de 2012
Balé Afro Dilazenze em mais um evento importante para Ilhéus e a cultura
O Corpo de Balé Afro Dilazenze se apresentou na apresentação da programação do centenário de Jorge Amado que ocorreu no Bataclan nesta última quinta-feira (03), o Grupo apresentou a coreografia África, para homenagear Jorge Amado que era tão ligado ao candomblé. Esteve presente no evento várias figuras importantes da cidade de Ilhéus como: Newton Lima (Prefeito Atual), Paulo Moreira (Secretário de Turismo Atual), Maurício Corso (Presidente da Fundação Cultural de Ilhéus), também estiveram presentes parentes do nosso Amado, Jorge Amado, além da imprensa brasileira e imprensa internacional, o apresentador do Programa Globo Repórter também esteve presente neste momento contagiante e muito emocionante.
# Confira agora algumas fotos do evento:
Quer ver mais fotos? Fácil: abra este link, que sairá em um albúm de fotos do Dilazenze no Facebook:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.283465438412188.64671.100002462035692&type=3
# Confira agora algumas fotos do evento:
Quer ver mais fotos? Fácil: abra este link, que sairá em um albúm de fotos do Dilazenze no Facebook:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.283465438412188.64671.100002462035692&type=3
Programa Trilha das Artes
O Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze em parceria com o Programa Trilha das Artes vem oferecer 20 vagas para os cursos de: Agente da Cultura e Animador Cultural.
# Beneficiários do Programa:
Jovens de 16 a 29 anos em situação de desemprego involuntário, que atendam aos seguintes requisitos:
• de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família;
• estejam matriculados na rede pública de ensino, frequentando regularmente o ensino médio, ou cursos de educação de jovens e adultos (EJA Médio) ou que tenham concluído o ensino médio.
# Inscrições dos Jovens para o Programa:
• As inscrições serão realizadas SAC / SINEBAHIA. Para se inscrever, o/a jovem precisa preencher a ficha (no próprio SINE), apresentar comprovante de escolaridade, comprovante de residência, RG, CPF e comprovante de situação de vulnerabilidade social (pessoa da família cadastrada no bolsa família).
Celebração das Culturas dos Sertões com Programação Especial de Feira de Santana
Celebração das Culturas dos Sertões com Programação Especial de Feira de Santana |
terça-feira, 1 de maio de 2012
sexta-feira, 27 de abril de 2012
Virginia Rodrigues canta Ilê Aiyê!
Por favor não me pegue não me toque, por favor não me provoque, eu só quero é ver o Ilê Passar!
O Ilê Aiyê é o mais Belo dos Belos de Salvador e o Dilazenze é o mais Belo dos Belos de Ilhéus!
Axé !!!
Centenário de Jorge Amado será lançado em 3 de maio
Na próxima quinta-feira (3), às 19 horas, no Bataclan, localizado na avenida Dois de Julho, centro histórico da cidade, será realizado o lançamento oficial da programação do “Centenário de Jorge Amado em Ilhéus”. Durante o evento, que deverá atrair personalidades, artistas e jornalistas de várias partes da Bahia e do Brasil, será detalhado o projeto “Festival Amar Amado”, que acontecerá no período de 4 a 12 de agosto. A promoção é da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural, em parceria com a Maná Produções.
As comemorações ao escritor mais popular do país incluirá a realização de diversos eventos, como o “Beber Amado”, “Ler Amado”, “Ouvir Amado”, “Ver Amado” e “Amar Amado”. O festival múltiplo reunirá teatro, cinema, música, dança, gastronomia e literatura. Os eventos serão realizados em palcos e estandes instalados no Quarteirão Jorge Amado e em diversos outros espaços, como o Bataclan, Teatro Municipal, Centro de Convenções e Casa de Cultura.
Ilhéus foi representada na Exposição Jorge, Amado e Universal
A exposição “Jorge, Amado e Universal”, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, no Centro de São Paulo, foi aberta ao grande público como parte das comemorações oficiais pelo centenário do escritor, nascido em 10 de agosto de 1912 e falecido em 6 de agosto de 2001. A mostra, que ficará aberta até 22 de julho, traz livros, filmes, jornais, fotografias, folhetos de cordel, ilustrações diversas, documentos históricos, correspondências e objetos de uso pessoal do escritor mais popular do país.
“Trata-se de uma megaexposição, com acervo primoroso, que traz um olhar inusitado sobre o homem, o escritor e sua importante obra. Isso sem falar no fato de que parte do conteúdo nunca foi vista pelo público”, relata Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), que esteve presente na noite de abertura do evento.
A exposição “Jorge, Amado e Universal” é uma realização da Grapiúna e da Fundação Casa de Jorge Amado, em parceria com o Governo de São Paulo e com o Museu da Língua Portuguesa. O desenvolvimento e a organização são da Nacked & Associados Mercado Cultural, com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). O ex-presidente Nestor Amazonas e o atual presidente da Fundaci, Maurício Corso, receberam os devidos créditos no painel principal de agradecimentos da exposição.
“Essa mostra é um desafio prazeroso de cumprir, tendo em vista a importância e alcance do homenageado e de sua obra. Buscamos elementos para que o público mergulhe em um vasto repertório de conteúdos”, afirmou William Nacked, coordenador do evento, responsável pelo projeto de restauração e revitalização da Casa de Jorge Amado em Ilhéus e importante parceiro da Fundação Cultural do Município.
A exposição “Jorge, Amado e Universal”, que captou mais de R$ 3 milhões através da Lei Rouanet, ficará em cartaz até o dia 22 de julho, no Museu da Língua Portuguesa, de onde segue para o MAM de Salvador e, logo depois, para outras oito cidades do Brasil, entre elas Recife, Ilhéus, Rio de Janeiro e Brasília. Na rota do exterior, estão sendo organizadas temporadas em Porto, Lisboa e Buenos Aires, além da Feira do Livro de Frankfurt, prevista para 2013. “Estamos solicitando ao William Nacked, presidente da AMCCB, que depois da exposição rodar o mundo, ‘Jorge, Amado e Universal’ fique definitivamente em Ilhéus. Será um grande presente para toda a região grapiúna, onde, afinal de contas, tudo começou”, comenta Maurício Corso.
Exposição - Logo na chegada, um mural de nove metros de comprimento por quatro metros de altura, com azulejos brancos pintados com frases de Jorge Amado e figuras da cultura baiana, recebe o visitante. Os números da exposição impressionam. São oito mil fitas com mais de cinco mil personagens criados por Jorge Amado. Mais de 1.800 garrafas PET de dois litros de azeite de dendê, usadas para criar um movimento visual do mar, além de engradados coloridos que representam a miscigenação, temática recorrente do autor. Além disso, grades de ferro e quatro sacas de cacau, importadas de Ilhéus e Itajuípe diretamente para a Estação da Luz, em São Paulo, também formam a parte construtiva do projeto cenográfico, assinado por Daniela Thomas e Felipe Tassara.
Cada um dos módulos distintos da exposição é dedicado a um tema, como Personagens, A Vida Política, O Sincretismo e a Miscigenação, A Sensualidade, A Bahia, A Fortuna Crítica, As Festas Populares, A Cronologia e a Presença no Exterior. “A partir do desenvolvimento de cada um desses temas, a exposição adquire um formato amplo e diverso. Jorge Amado é um ser humano superlativo, então a mostra também é”, diz Ana Helena Curti, que responde pela coordenação geral de conteúdo.
O público encontra ainda nove instalações multimídias, mais de 600 imagens, 80 documentos originais, 110 livros, 243 placas de cronologia e uma instalação que representa as rotativas da imprensa alternativa em movimento. Vídeos produzidos pela O2 Filmes, com depoimentos do próprio Jorge Amado e de estudiosos de sua obra, além de inúmeros amigos e familiares que ajudam a compor o universo do escritor.
Amigos - Na exposição, é possível encontrar muitos manuscritos, ver retratos do escritor com os amigos Carybé, Fidel Castro, Roman Polansky, Tom Jobim e Pierre Verger, entre outros, e ler cartas enviadas por Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade e Dorival Caymmi. Alguns documentos e correspondências são do acervo da família do escritor e ainda não tinham sido colocados à mostra. Outro destaque da exposição é a instalação com diversas camisas coloridas, marca registrada do escritor grapiúna.
Africanos encontrados em navio em Ilhéus já estão voltando para casa
Os dois ganenses que estavam sob liberdade vigiada após tentarem entrar ilegalmente no país por Ilhéus, na região sul da Bahia, foram deportados na quarta-feira (25), informa a delegada federal Lívia Drummond Rodrigues na manhã desta sexta-feira (27). Há previsão de que eles cheguem à Gana, na África ocidental, na segunda-feira (30), depois de escala no Rio de Janeiro ou São Paulo, além da Alemanha.
Eles estavam há mais de um mês em hotel de Ilhéus, depois de descobertos no convés de um navio de transporte de cacau. De acordo com a Polícia Federal, a deportação tem escolta de dois delegados, além de dois agentes, incubidos de entregá-los às autoridades de seu país de origem. O motivo da viagem não foi informado pela corporação. A embaixada de Gana em Brasília foi procurada pelo G1, mas ninguém foi encontrado na manhã desta sexta.
O flagrante foi feito no dia 23 de março pelos tripulantes de um navio de carga, destinado ao transporte de cacau, e que já estava atracada no porto da cidade desde o dia 20 daquele mês. (Do G1)
Segundo a delegada federal Denise Cavalcanti, eles viajaram sete dias da África até a Bahia de modo clandestino, já que não possuem autorização legal. Os homens são da República do Gana, mas iniciaram viagem a partir da Costa do Marfim.
Os procedimentos judiciais para a deportação foram abertos na Vara Federal de Ilhéus. A princípio, eles foram mantidos sob custódia no interior da embarcação e, em seguida, foram encaminhados a um hotel de Ilhéus, onde permeneceram por cerca de um mês.
Celebração das culturas dos sertões !!
CELEBRAÇÃO DAS CULTURAS DOS SERTÕES
UM NOVO JEITO DE VER A BAHIA |
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Bahia é um dos vencedores do 2º Prêmio Nacional de Expressões Afro-Brasileiras
O projeto “Processos do silêncio”, da Bahia, é um dos vencedores do 2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras. Concorrente na categoria artes visuais, receberá o prêmio no próximo dia 07 de maio, segunda-feira, às 19 horas, no Teatro Rival, no Rio de Janeiro. Os 20 vencedores de todo o país dividirão R$ 1,1 milhão em prêmios, que devem ser utilizados na montagem e execução das produções culturais.
O projeto prevê a realização de uma oficina sobre o processo de criação fotográfica do universo mítico ritual e foi apresentado pela Empresa Livre Assessoria de Comunicação e Informática, de Lauro Freitas. Os vencedores nas categorias dança e teatro serão contemplados com R$ 80 mil cada e em artes visuais receberão de R$ 20 mil a R$ 40 mil por projeto.
O júri foi composto por nove especialistas nas diferentes expressões culturais, que analisaram a excelência artística; histórica e a efetiva contribuição artística para a cultura afro-brasileira; pertinência do conteúdo à questão brasileira, qualificação dos profissionais e viabilidade técnica de execução, com base no valor do prêmio.
Os vencedores em todo o país:
Artes Visuais - “Ó que rua tão comprida”, do Rio Grande do Sul; “Vila das Oyas”, De São Paulo; “Objeto/Oriki: corpus e habitus = arte”, de Minas Gerais; “Cavalo de santo”, do Rio de Janeiro; “Afro retrato”, de São Paulo; “Terra renascida - Novos olhares para a invernada dos negros”, do Rio Grande do Sul; “A gira”, de Pernambuco; “Mestre do coco pernambucano”, de Pernambuco; “Quilombos emigrantes - História do cocalinho”, de Tocantis; e “Processos do silêncio”, da Bahia.
Dança - “Aratemiolé”, de Santa Catarina; “Terreiro contemporâneo de dança 2ª edição”, de Minas Gerais; “Festival de danças poéticas negra”, de Goiás; “Quilombo Mimbó”, do Piauí; e “Catirandê - A dança afro do Tocantins”, de Tocantis.
Teatro - “Quilombo dos Silva: As memórias da negra resistência urbana em um espetáculo teatral”, do Rio Grande do Sul; “Abolição”, de Minas Gerais; “Mães negras - Teatro das Oprimidas”, de Goiás; “Casemiro Côco em lendas emaranhadas”, do Maranhão; e “O grito e os espíritos da terra - Da era cantida aos dias atuais”, do Pará.
Para o diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Palmares, parceiro na realização do prêmio, Martvs das Chagas, o resultado destacou a diversidade do projeto: “O número de diferentes cidades que apresentaram projetos, indica o potencial de propagação da ação por todo o país. Prevaleceu a pluralidade dos projetos que representaram as diversas regiões do Brasil. Parabenizo a todos os participantes que, com certeza, contribuem para afirmação da cultura afro-brasileira”.
Luis Nascimento, da gerência de patrocínios da Petrobras, patrocinadora do prêmio, disse que esta é uma ação afirmativa que abrirá caminho para outros projetos da cultura negra: “Projetos como este contribuem para levar esta cultura para onde ela realmente merece no país. Tem o poder de criar o hábito de se olhar positivamente para as iniciativas e pode contribuir para gerar outros projetos”.
Ruth Pinheiro, presidente do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), entidade organizadora da iniciativa em parceira com a Fundação Palmares, afirma que o prêmio valoriza a cultura afrodescendente em suas manifestações contemporâneas: “A diversidade de projetos concorrentes demonstra a vitalidade da cultura afro-brasileira para além dos grandes centros. Ao contemplar todas as regiões do país, com julgamentos regionalizados, permite uma melhor igualdade das disputas e abre oportunidades para novas iniciativas”.
O prêmio é uma iniciativa da Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento (Cadon), com patrocínio da Petrobras.
Itabuna apresenta espetáculo de dança Bahia de Jorge e Seus Encantos
Para comemorar o dia internacional da dança, acontecerá no dia 29 de abril, às 17 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, o espetáculo de dança Bahia de Jorge e seus encantos, do grupo de dança Minos. O espetáculo circula pelos temas das obras de Jorge Amado, com graça, magia e beleza, onde representa a diversidades de ritmos, sabores, histórias e encantos da cultura baiana.
O grupo de dança Minos é coordenado pela professora Railda Prudente desde 2003 com jovens que desenvolvem suas atividades de dança no Centro de Cultura Adonias Filho, numa proposta de dança moderna e contemporânea.
Este ano o espetáculo terá como convidados: Grupo Municipal de Itabuna, Projeto Educar para Criar, Unime, Ballet Ellen Bittencourt, Sest Senat, o bailarino Beto Basílio.
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Projeto Maio Mês Da Dança 2012
O Projeto Maio Mês da Dança, realizado pela Fundação Cultural de Ilhéus, está completando 20 anos em 2012. Trata-se de um projeto que tem como objetivo mostrar o trabalho realizado pelas escolas de dança de Ilhéus, incentivando e divulgando esse segmento cultural na cidade. No evento, que acontece sempre às quartas-feiras do mês de maio, às 19 horas, no Teatro Municipal, participam grandes escolas como: Academia Núcleo da Dança, Balé Afro Dilazenze, Cia de Dança Sôanne Marry, Escola de Ballet Dinâmica e Movimento, Escola de Dança Tônus, além de grupos convidados, que apresentam diversos estilos de dança: ballet clássico, moderno e contemporâneo, jazz, sapateado, dança afro, de rua, espanhola e dança do ventre.
Neste ano o projeto vai homenagear o centenário do escritor Jorge Amado, realizando um espetáculo não só de dança, mas também com música ao vivo e performance teatral. Entre os grupos convidados de 2012 e participações especiais de artistas locais, estarão presentes: os grupos afros Batuke Gêje e o Zambiaxé, Grupos Ethos e Ky Dance, Ballet Conexão, Escola de Dança GEPA, Dança do Ventre Rafaela Canabrava, a cantora Amanda Andrade, o músico Antônio Melo e o ator Márcio Messias. O evento contará com a participação de cerca de 350 pessoas, entre bailarinos e artistas, tendo uma apresentação especial infantil, no dia 05 de maio (sábado), às 17 h, com participação do Projeto Social Batukerê do Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze. O público esperado, para os seis dias de evento, é de cerca de 2.500 pessoas.
Programação:
Abertura: Cia de Dança Sôanne Marry
1) Balé Afro Dilazenze
2) Escola de Ballet Dinâmica e Movimento
3) Escola de Dança Tônus
4) Academia Núcleo da Dança
5) Cia de Dança Sôanne Marry
6) Grupo convidado: Grupo Afro Batuke Gêge
DIA 05/05 – INFANTIL
1) Projeto Batukerê do Dilazenze
2) Projeto Criança Arte - Dança
3) Escola de Dança Tônus
4) Escola de Ballet Dinâmica e Movimento
5) Grupo convidado: Ballet Conexão e Escola de dança GEPA
Dia 09/05
Abertura: Escola de Ballet Dinâmica e Movimento
1) Balé Afro Dilazenze
2) Cia de Dança Sôanne Marry
3) Academia Núcleo da Dança
4) Escola de Dança Tônus
5) Escola de Ballet Dinâmica e Movimento
6) Grupos convidados: Grupo Ethos e Ky Dance
Dia 16/05
Abertura: Academia Núcleo da Dança
1) Balé Afro Dilazenze
2) Escola de Dança Tônus
3) Cia de Dança Sôanne Marry
4) Escola de Ballet Dinâmica e Movimento
5) Academia Núcleo da Dança
6) Grupo convidado: Ballet Conexão
Dia 23/05
Abertura: Escola de Dança Tônus
1) Balé Afro Dilazenze
2) Academia Núcleo da Dança
3) Cia de Dança Sôanne Marry
4) Escola de Ballet Dinâmica e Movimento
5) Escola de Dança Tônus
6) Grupos convidados: Grupo Afro Zambiaxé e Dança do Ventre Rafaela Canabrava
Dia 30/05 – HOMENAGEM A JORGE AMADO
Abertura: Grupo Ethos
1) Escola de Dança Tônus
2) Escola de Ballet Dinâmica e Movimento
3) Academia Núcleo da Dança
4) Balé Afro Dilazenze e Cia de Dança Sôanne Marry
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Bingo Beneficente Ao Tombenci !!
Neste sábado (21) às 15:00hs será realizado um bingo em pro das obras do terreiro, o preço das cartelas estão sendo vendidas a R$ 5,00 reais na sede do Dilazenze.
Prêmios:
# 01 camisa do artista Dado Lôko;
# 01 livro do Lado do Tempo de Mãe Hilsa Mukalê;
# 01 caixa de cerveja em lata;
# 01 aparelho de dvd em blue-ray.
Seja solidário você também! Participe!
WWW.matambatombencineto.blogspot.com
Contatos: (73)8809-3958/3086-1871
Prêmios:
# 01 camisa do artista Dado Lôko;
# 01 livro do Lado do Tempo de Mãe Hilsa Mukalê;
# 01 caixa de cerveja em lata;
# 01 aparelho de dvd em blue-ray.
Seja solidário você também! Participe!
WWW.matambatombencineto.blogspot.com
Contatos: (73)8809-3958/3086-1871
Projeto Otambí será realizado hoje (20) na sede do Bloco Afro Dilazenze!!!
A organização Gongombira de Cultura e Cidadania, vai realizar nesta sexta – feira dia (20) na sede do bloco afro Dilazenze no alto da Conquista, mais um Otambí solidário em pro das obras de reforma do terreiro de matamba tombenci neto situado no bairro da conquista. Desta vez o evento vai contar com as participações das bandas: Sambaguá , Banda Percussiva Dilazenze , Gabriela Maia , Orquestra Gongombira além de muitos convidados especiais.O evento está previsto para começar às 20:00hs. O ingresso custa apenas R$ 3,00 (três reais).
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Cinema e Teatro na Casa dos Artistas
Nas últimas duas semanas de abril, a Casa dos Artistas traz muito cinema e teatro para o público, com exibições em vários dias.
Entre os dias 19 e 21, 26 e 28, a peça Lendas da Lagoa Encantada toma conta da Casa, levando até o público os mistérios da lagoa. Nas quintas e sextas, o espetáculo começa sempre a partir das 20h. Nos sábados, o público terá dois horários para ver a peça, às 17h e 20h, com ingressos a 10 reais e R$ 5 a meia entrada.
O cinema também terá seu espaço garantido na Casa dos Artistas, com o Cine Clube que trará no dia 17 a comédia Amélia, com 120 minutos de muitas gargalhadas. A sessão começa às 19h com entrada franca.
No dia 24, para fechar a programação de filmes, é a vez de O Ilusionista, a partir das 19h, a entrada também será gratuita.
A Casa dos Artistas fica na Rua Jorge Amado, 39, centro de Ilhéus.
Entre os dias 19 e 21, 26 e 28, a peça Lendas da Lagoa Encantada toma conta da Casa, levando até o público os mistérios da lagoa. Nas quintas e sextas, o espetáculo começa sempre a partir das 20h. Nos sábados, o público terá dois horários para ver a peça, às 17h e 20h, com ingressos a 10 reais e R$ 5 a meia entrada.
O cinema também terá seu espaço garantido na Casa dos Artistas, com o Cine Clube que trará no dia 17 a comédia Amélia, com 120 minutos de muitas gargalhadas. A sessão começa às 19h com entrada franca.
No dia 24, para fechar a programação de filmes, é a vez de O Ilusionista, a partir das 19h, a entrada também será gratuita.
A Casa dos Artistas fica na Rua Jorge Amado, 39, centro de Ilhéus.
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Projeto premia iniciativas de proteção e promoção da cultura afro-brasileira
As iniciativas que estimulam a proteção e promoção da cultura afro-brasileira serão premiadas com a Comenda Senador Abdias Nascimento, a partir de agora. A nova medalha, proposta pelos senadores Paulo Paim (PT-SP) e Lídice da Mata (PSB-BA), foi instituída pelos membros da Comissão de Educação e Cultura (CE) com a aprovação do Projeto de Resolução do Senado nº 45/2011.
De acordo com a proposição, a comenda homenageará, anualmente, cinco personalidades, sugeridas por entidades governamentais e não-governamentais, senadores e deputados federais. As indicações deverão ser feitas sempre até o dia 1º de junho e acompanhadas de justificativa e curriculum vitae. Um Conselho, constituído com um representante de cada partido político com assento no Senado, analisará as indicações e escolherá os agraciados, cujos nomes deverão ser enviados a Mesa Diretora do Senado até o dia 5 de outubro para serem divulgados. A entrega do prêmio será realizada no mês de novembro em sessão solene da Casa.
Para o relator da matéria, senador Inácio Arruda (PC do B-CE), o projeto está amparado pela tradição da Casa e na vida pública do homenageado. “Está consagrada na prática institucional do Senado prestar homenagens a segmentos da sociedade brasileira, haja vista a consagração do Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, conferido a mulheres que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões de gênero. Por outro lado, além de ter ocupado, honradamente, a cadeira de Senador da República, Abdias Nascimento destacou-se como sendo um dos mais brilhantes combatentes contra a desigualdade racial em nosso País”, argumentou o senador na análise do parecer sobre a proposição.
Perfil de Abdias Nascimento - Além de senador, o paulista Abdias Nascimento também ocupou as cadeiras de deputado e secretário estadual. Foi escritor, jornalista, poeta, ator, escultor e pintor autodidata, mas seu papel de maior destaque foi o pioneirismo no movimento negro do Brasil.No Senado, entre os anos de 1997 e 1999, Abdias apresentou vários projetos com objetivo de combater o racismo e buscar reparação, em razão da escravidão, à população afrodescendente brasileira. Dentre eles, está o projeto que cria a ação civil pública contra atos e omissões de discriminação racial (PLS 114/1997) e uma proposta que estabelece sanções na contratação de serviços para o setor público contra empresas que cometem atos e omissões de discriminação racial (PLS 73/1997).O ativista morreu em maio do ano passado aos 97 anos, vitima de insuficiência cardíaca.
De acordo com a proposição, a comenda homenageará, anualmente, cinco personalidades, sugeridas por entidades governamentais e não-governamentais, senadores e deputados federais. As indicações deverão ser feitas sempre até o dia 1º de junho e acompanhadas de justificativa e curriculum vitae. Um Conselho, constituído com um representante de cada partido político com assento no Senado, analisará as indicações e escolherá os agraciados, cujos nomes deverão ser enviados a Mesa Diretora do Senado até o dia 5 de outubro para serem divulgados. A entrega do prêmio será realizada no mês de novembro em sessão solene da Casa.
Para o relator da matéria, senador Inácio Arruda (PC do B-CE), o projeto está amparado pela tradição da Casa e na vida pública do homenageado. “Está consagrada na prática institucional do Senado prestar homenagens a segmentos da sociedade brasileira, haja vista a consagração do Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, conferido a mulheres que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões de gênero. Por outro lado, além de ter ocupado, honradamente, a cadeira de Senador da República, Abdias Nascimento destacou-se como sendo um dos mais brilhantes combatentes contra a desigualdade racial em nosso País”, argumentou o senador na análise do parecer sobre a proposição.
Perfil de Abdias Nascimento - Além de senador, o paulista Abdias Nascimento também ocupou as cadeiras de deputado e secretário estadual. Foi escritor, jornalista, poeta, ator, escultor e pintor autodidata, mas seu papel de maior destaque foi o pioneirismo no movimento negro do Brasil.No Senado, entre os anos de 1997 e 1999, Abdias apresentou vários projetos com objetivo de combater o racismo e buscar reparação, em razão da escravidão, à população afrodescendente brasileira. Dentre eles, está o projeto que cria a ação civil pública contra atos e omissões de discriminação racial (PLS 114/1997) e uma proposta que estabelece sanções na contratação de serviços para o setor público contra empresas que cometem atos e omissões de discriminação racial (PLS 73/1997).O ativista morreu em maio do ano passado aos 97 anos, vitima de insuficiência cardíaca.
Jane Hilda expõe no Bataclan trabalhos em homenagem ao escritor Jorge Amado
Acontece, de 20 de abril a 20 de junho, no Bataclan Ilhéus, a Mostra “BAHIA DE JORGE E OUTROS AMADOS MUNDOS”, da artista plástica Jane Hilda Badaró Mourão. A abertura será às 18h30min do dia 20 de abril, com música ao vivo do violeiro Paulo Mourão e convidados. Uma ótima programação artística oferecida aos ilheenses, num final de tarde de sexta-feira, véspera de feriado. O Bataclan Ilhéus foi descrito nos livros de Jorge Amado, outrora freqüentado por coronéis do cacau em busca da faceirice e sensualidade das mulheres estrangeiras de vida fácil. Daquela época apenas a beleza da arquitetura antiga, recentemente reformada, se mantém. O Bataclan é hoje um respeitado e elegante espaço cultural, onde transitam intelectuais, artistas, empresários, estudantes, profissionais das mais diversas áreas, enfim, sendo ainda um dos pontos turísticos mais importantes e disputados da cidade,
A mostra apresenta os primeiros trabalhos realizados pela artista da série “homenagem a Jorge Amado”, visto que ela pretende continuar produzindo novas pinturas sobre a obra amadiana até agosto, mês de aniversário do escritor, que em 2012 estaria completando 100 anos.
Jane Hilda conta que “a inspiração para iniciar esta série de veio na força das comemorações de centenário do escritor, pois, com isso, Ilhéus tem respirado intensamente os ares amadianos: anuncia-se a reforma da casa Jorge Amado, nesta cidade, casa onde ele escreveu seu primeiro livro: O País do Carnaval, em 1931. A Bahia também se movimenta por seus gestores culturais: peças teatrais, filmes, enfim. A Globo reedita a novela "Gabriela Cravo e Canela" com participação de atores regionais, e tomadas feitas nestas plagas! Terra linda esta Ilhéus ! Dentre outras tantas homenagens nacionais e internacionais! E então, neste contexto,também resolvi prestar minha singela homenagem.”
E prossegue: “Jorge Amado é escritor de muitas obras, grandes obras! Seus livros são traduzidos para mais de 55 países, em 49 idiomas; inúmeras adaptações para o cinema. É o maior divulgador da cultura e tradição, do povo grapiúna. Relata aspectos da cultura cacaueira, brigas das famílias pela posse das terras onde se plantariam os frutos de ouro, fala dos orixás - defende a religiosidade afro-brasileira numa luta declarada contra o preconceito. E o Amado Jorge trás o mar, a praia, as canoas, os pescadores, os coqueirais. As mulheres sensuais, as meretrizes, a imigração "turca", enfim,um vasto mundo! Jorge Amado mostra o lixo e o luxo de seu povo, com o encanto de quem é um grande e inspirado artífice das letras.”
Para compor seus trabalhos, Jane Hilda está lendo ( ou relendo) alguns livros de Jorge Amado. Para ela, “trata-se de uma leitura que envolve e nos leva num mundo muito próprio, cheio de baianidade, onde personagens da vida real são transmutados em personagens da ficção...e tudo se mistura magicamente. Ele é fantástico! Também estive vendo as ilustrações dos livros de Jorge, e fac-símilis das capas das edições nacionais e internacionais. Há um número bastante significativo de obras de arte feitas por grandes artistas , que retratam a obra do festejado escritor: Caribé, Di Cavalcanti, dentre tantos outros. É interessante perceber que, em sua narrativa, Amado vai formando lindas imagens que se abrem na mente do leitor, e, assim, estas imagens se tornam ricos materiais de trabalho para as artes visuais”.
Sobre a artista - Jane Hilda (50), iniciou sua atividade artística em 2011. Sobre isso ela ralata: “Cheguei, ano passado, aos 49 anos de idade, com muita vontade de pintar. Por duas vezes, em 1981 e em 2000/2001 fiz alguns trabalhos, mas não dei continuidade. Me envolvi com outras atividades, editoração de revista juntamente com minha família: a ILHÉUS REVISTA, estudo do Direito, Advocacia, aulas de Direito, mestrado, coordenação do Colegiado do Curso de Direito da UESC, etc. Mas havia dentro de mim um grito que não podia calar mesmo: o de pegar telas, pincéis e tintas e dar início a atividade artística. E, então, somente com meio século de vida venho me conhecendo e reconhecendo como artista plástica”
Auto-didata, a artista, sobre isso, comenta: “ É interessante! vou sozinha descobrindo minhas possibilidades. Faço uma arte em "estado bruto", apenas expresso os sentimentos da forma possível prá mim. Tenho características da Art Naif . Num primeiro momento segui uma linha espiritualista. Agora inicio esta fase amadiana. São os movimentos da vida, os focos de interesse vão se alternando. De qualquer sorte, minhas telas são expressão do meu espírito. Não fiz escola de arte. Meu trabalho é resultado de intuição, experimentação, e fé! Por outro lado, jamais passei perto de uma exposição, de uma obra de arte, de um livro dos grandes pintores, sem olhar atentamente para tudo. Visita em Museus, em Paris, o D’Orsey dos impressionistas, a visita ao Louvre é uma grande aula, assim como também os momentos de apreciar os pintores na beira do Rio Sena...tudo está gravado em mim...é uma bagagem de observação e finos sentimentos:isso é tudo!”, diz.
Desde quando fez a tela "Quando Gira o Sol"-, em junho de 2011, a partir dali, até abril 2012, fez aproximadamente 65 telas. Em setembro do ano passado aconteceu sua primeira exposição individual na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. Em outubro uma mostra na Casa dos Artistas de Ilhéus; e outra mostra no Museu da Piedade, que ficou desde outubro e somente neste mês de abril findará. E, numa reedição, a exposição "Jardim das Flores" ficou na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, sendo bastante visitada durante toda a alta temporada, de janeiro a março de 2012. Agora, a partir de 20 de abril, inaugura esta Mostra com novos trabalhos, nova temática, no Bataclan Ilhéus. Tem recebido convites para expor em diferentes lugares, no Brasil e em outros países. Por enquanto, exponho em Ilhéus. Ainda estou me instrumentalizando, cuidando da logística para depois seguir viagem. Na vida funciona assim: tudo acontece dentro do tempo certo. E esse bom tempo vem chegar, com fé em Deus!”
A mostra apresenta os primeiros trabalhos realizados pela artista da série “homenagem a Jorge Amado”, visto que ela pretende continuar produzindo novas pinturas sobre a obra amadiana até agosto, mês de aniversário do escritor, que em 2012 estaria completando 100 anos.
Jane Hilda conta que “a inspiração para iniciar esta série de veio na força das comemorações de centenário do escritor, pois, com isso, Ilhéus tem respirado intensamente os ares amadianos: anuncia-se a reforma da casa Jorge Amado, nesta cidade, casa onde ele escreveu seu primeiro livro: O País do Carnaval, em 1931. A Bahia também se movimenta por seus gestores culturais: peças teatrais, filmes, enfim. A Globo reedita a novela "Gabriela Cravo e Canela" com participação de atores regionais, e tomadas feitas nestas plagas! Terra linda esta Ilhéus ! Dentre outras tantas homenagens nacionais e internacionais! E então, neste contexto,também resolvi prestar minha singela homenagem.”
E prossegue: “Jorge Amado é escritor de muitas obras, grandes obras! Seus livros são traduzidos para mais de 55 países, em 49 idiomas; inúmeras adaptações para o cinema. É o maior divulgador da cultura e tradição, do povo grapiúna. Relata aspectos da cultura cacaueira, brigas das famílias pela posse das terras onde se plantariam os frutos de ouro, fala dos orixás - defende a religiosidade afro-brasileira numa luta declarada contra o preconceito. E o Amado Jorge trás o mar, a praia, as canoas, os pescadores, os coqueirais. As mulheres sensuais, as meretrizes, a imigração "turca", enfim,um vasto mundo! Jorge Amado mostra o lixo e o luxo de seu povo, com o encanto de quem é um grande e inspirado artífice das letras.”
Para compor seus trabalhos, Jane Hilda está lendo ( ou relendo) alguns livros de Jorge Amado. Para ela, “trata-se de uma leitura que envolve e nos leva num mundo muito próprio, cheio de baianidade, onde personagens da vida real são transmutados em personagens da ficção...e tudo se mistura magicamente. Ele é fantástico! Também estive vendo as ilustrações dos livros de Jorge, e fac-símilis das capas das edições nacionais e internacionais. Há um número bastante significativo de obras de arte feitas por grandes artistas , que retratam a obra do festejado escritor: Caribé, Di Cavalcanti, dentre tantos outros. É interessante perceber que, em sua narrativa, Amado vai formando lindas imagens que se abrem na mente do leitor, e, assim, estas imagens se tornam ricos materiais de trabalho para as artes visuais”.
Sobre a artista - Jane Hilda (50), iniciou sua atividade artística em 2011. Sobre isso ela ralata: “Cheguei, ano passado, aos 49 anos de idade, com muita vontade de pintar. Por duas vezes, em 1981 e em 2000/2001 fiz alguns trabalhos, mas não dei continuidade. Me envolvi com outras atividades, editoração de revista juntamente com minha família: a ILHÉUS REVISTA, estudo do Direito, Advocacia, aulas de Direito, mestrado, coordenação do Colegiado do Curso de Direito da UESC, etc. Mas havia dentro de mim um grito que não podia calar mesmo: o de pegar telas, pincéis e tintas e dar início a atividade artística. E, então, somente com meio século de vida venho me conhecendo e reconhecendo como artista plástica”
Auto-didata, a artista, sobre isso, comenta: “ É interessante! vou sozinha descobrindo minhas possibilidades. Faço uma arte em "estado bruto", apenas expresso os sentimentos da forma possível prá mim. Tenho características da Art Naif . Num primeiro momento segui uma linha espiritualista. Agora inicio esta fase amadiana. São os movimentos da vida, os focos de interesse vão se alternando. De qualquer sorte, minhas telas são expressão do meu espírito. Não fiz escola de arte. Meu trabalho é resultado de intuição, experimentação, e fé! Por outro lado, jamais passei perto de uma exposição, de uma obra de arte, de um livro dos grandes pintores, sem olhar atentamente para tudo. Visita em Museus, em Paris, o D’Orsey dos impressionistas, a visita ao Louvre é uma grande aula, assim como também os momentos de apreciar os pintores na beira do Rio Sena...tudo está gravado em mim...é uma bagagem de observação e finos sentimentos:isso é tudo!”, diz.
Desde quando fez a tela "Quando Gira o Sol"-, em junho de 2011, a partir dali, até abril 2012, fez aproximadamente 65 telas. Em setembro do ano passado aconteceu sua primeira exposição individual na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. Em outubro uma mostra na Casa dos Artistas de Ilhéus; e outra mostra no Museu da Piedade, que ficou desde outubro e somente neste mês de abril findará. E, numa reedição, a exposição "Jardim das Flores" ficou na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, sendo bastante visitada durante toda a alta temporada, de janeiro a março de 2012. Agora, a partir de 20 de abril, inaugura esta Mostra com novos trabalhos, nova temática, no Bataclan Ilhéus. Tem recebido convites para expor em diferentes lugares, no Brasil e em outros países. Por enquanto, exponho em Ilhéus. Ainda estou me instrumentalizando, cuidando da logística para depois seguir viagem. Na vida funciona assim: tudo acontece dentro do tempo certo. E esse bom tempo vem chegar, com fé em Deus!”
Programação mensal do TMI privilegia a diversidade cultural
Marcada pela diversidade cultural, a programação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) para este mês de abril contempla mais uma vez a apresentação de espetáculos infantis, musicais e ligados ao humor. Na próxima segunda-feira (16), por exemplo, nos períodos da manhã e da tarde, prosseguindo até o dia 20 de abril, o palco do TMI estará recebendo a montagem “Pinóquio”, executada pela Cia Ilheense de Teatro Musical.
Na sequência, nos dias 21, 22 e 23, sempre a partir das 21 horas, o baiano Renato Piaba, um dos mais reverenciados humoristas da nova geração, retornará ao Teatro Municipal de Ilhéus para apresentar o espetáculo “O Show”.Utilizando histórias reais e episódios fictícios, a comédia “Eri pinta e Johnson borda” será apresentada nos dias 27, 28 e 29, sempre a partir das 21 horas. Neste espetáculo, o ator Eri Johnson interpreta personagens divertidíssimos, como “Gaguinho, o desempregado”, “Carioca, o poliglota” e o “Namorado iniciante”. Além disso, Johnson imita personalidades brasileiras e relembra seus principais personagens na televisão, como o “Gay Lulu”, de “Barriga de Aluguel”, novela exibida no início dos anos 90 pela Rede Globo de Televisão.
Fechando a programação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) para este mês de abril, nos dias 28 e 29, a partir das 17 horas, o público infantil da região terá a oportunidade de conferir uma nova versão do Espetáculo “O Mágico de Oz”, dirigida e produzida por Cristina Barreto. Baseado na obra de L. Frank Baum e realizado pela Cia Ilheense de Teatro Musical, o espetáculo narra a história da garotinha Dorothy, que sonha em conhecer “um mundo além do arco-íris, onde fadas e bruxas convivem como num livro”. Por fim, na galeria do teatro, no período de 11 a 30 deste mês, com visitação gratuita, sempre das 9 às 12 e das 14 às 18 horas, a exposição “Poesias Bicicletantes”.
Na sequência, nos dias 21, 22 e 23, sempre a partir das 21 horas, o baiano Renato Piaba, um dos mais reverenciados humoristas da nova geração, retornará ao Teatro Municipal de Ilhéus para apresentar o espetáculo “O Show”.Utilizando histórias reais e episódios fictícios, a comédia “Eri pinta e Johnson borda” será apresentada nos dias 27, 28 e 29, sempre a partir das 21 horas. Neste espetáculo, o ator Eri Johnson interpreta personagens divertidíssimos, como “Gaguinho, o desempregado”, “Carioca, o poliglota” e o “Namorado iniciante”. Além disso, Johnson imita personalidades brasileiras e relembra seus principais personagens na televisão, como o “Gay Lulu”, de “Barriga de Aluguel”, novela exibida no início dos anos 90 pela Rede Globo de Televisão.
Fechando a programação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) para este mês de abril, nos dias 28 e 29, a partir das 17 horas, o público infantil da região terá a oportunidade de conferir uma nova versão do Espetáculo “O Mágico de Oz”, dirigida e produzida por Cristina Barreto. Baseado na obra de L. Frank Baum e realizado pela Cia Ilheense de Teatro Musical, o espetáculo narra a história da garotinha Dorothy, que sonha em conhecer “um mundo além do arco-íris, onde fadas e bruxas convivem como num livro”. Por fim, na galeria do teatro, no período de 11 a 30 deste mês, com visitação gratuita, sempre das 9 às 12 e das 14 às 18 horas, a exposição “Poesias Bicicletantes”.
V Festival de Música, Dança e Cultura Afro-Brasileiras
O V Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras será realizado, no Rio de Janeiro, até o dia 20 de abril, com uma programação rica em variedades, incluindo shows, seminário, oficinas e debates. Apoiado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, o evento visa contribuir para a promoção das manifestações culturais de raiz afro-brasileira, dando continuidade às discussões relacionadas à integração racial no Brasil da atualidade.
Nesta quarta-feira, 4 de abril, no Teatro Dulcina, vão se apresentar o grupo de dança Ilê Ofé, a cantora Paula Santoro e Trio e o sambista Jorge Aragão, encerrando os shows de música e dança que tiveram início na segunda-feira, dia 2, com a apresentação do cantor e compositor Jards Macalé.
As apresentações no Teatro Dulcina, administrado pela Funarte, incluem jongo, caxambu e samba, sempre às 19h, com entrada franca. Na terça-feira, 3, a programação traz Caxambu do Salgueiro, o compositor, flautista e cantor PC Castilho, o compositor e cantor Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador.
As oficinas culturais promovidas pelo V Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras acontecerão no Espaço Cultural Cedim Heloneida Studart, de 12 a 14 de abril; e o V Seminário “Inserção e Realidade”, nos dias 18, 19 e 20 de abril, na Academia Brasileira de Letras.
Nesta quarta-feira, 4 de abril, no Teatro Dulcina, vão se apresentar o grupo de dança Ilê Ofé, a cantora Paula Santoro e Trio e o sambista Jorge Aragão, encerrando os shows de música e dança que tiveram início na segunda-feira, dia 2, com a apresentação do cantor e compositor Jards Macalé.
As apresentações no Teatro Dulcina, administrado pela Funarte, incluem jongo, caxambu e samba, sempre às 19h, com entrada franca. Na terça-feira, 3, a programação traz Caxambu do Salgueiro, o compositor, flautista e cantor PC Castilho, o compositor e cantor Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador.
As oficinas culturais promovidas pelo V Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras acontecerão no Espaço Cultural Cedim Heloneida Studart, de 12 a 14 de abril; e o V Seminário “Inserção e Realidade”, nos dias 18, 19 e 20 de abril, na Academia Brasileira de Letras.
quinta-feira, 12 de abril de 2012
Carnaval do Bloco Afro Dilazenze 2013
O Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze já vem pensando no Carnaval 2013 e promete vim cheio de novidades neste ano, vocês não perdem por esperar.
Estamos estudando alguns possíveis temas para o desfile do Bloco e para poder trabalhar mais profundamente esse tema ao longo do ano nos eventos do Grupo. Estamos aceitando sugestões.
Axé ... !
Estamos estudando alguns possíveis temas para o desfile do Bloco e para poder trabalhar mais profundamente esse tema ao longo do ano nos eventos do Grupo. Estamos aceitando sugestões.
Axé ... !
terça-feira, 10 de abril de 2012
Americanos vêm à Bahia para firmar parcerias ligadas ao turismo étnico-afro
Com o objetivo de firmar parceria com a Bahiatursa e realizar uma conferência para 300 agentes de viagens da Travel Professionals of Color, em abril de 2014, representantes do grupo norte-americano Yourworld, um dos pioneiros em trazer grupos de afro-americanos para a Bahia, se reuniram com o secretário de Turismo Domingos Leonelli, em Salvador.
A proposta oferecida pelo grupo trará a convenção de agentes de viagens norte-americanos ligados ao turismo étnico, para conhecer o Estado e seus principais pontos turísticos, além de reforçar a divulgação do segmento nos Estados Unidos. Em novembro deste ano será realizada uma visita prévia, para realização de um workshop com o trade local, além de visitas a hotéis e city tour nas cidades de Salvador e Cachoeira.
Billy Arquimimo, gerente do mercado norte-americano da Bahiatursa, garante que “o trabalho de promoção do turismo, nos Estados Unidos, primeiro com o turismo étnico-afro e atualmente com todo o segmento turístico, continua dando sinais positivos”.
O grupo Yourwolrd realiza o trabalho de trazer grupos afro-americanos para a Bahia há mais de 30 anos e, há dois, após estreitamento de relações com o governo baiano, vem se dedicando também a captar eventos para o Estado. “Nós nos dedicamos primordialmente ao turismo étnico-afro e a trazer afro-americanos”, diz o empresário americano Willard Taylor.
Ele acrescenta que os eventos devem contribuir para a expansão do trabalho da empresa que representa, “já que universidades e grupos educacionais também fazem parte dos nossos objetivos.
Fonte: Coluna de Turismo: ( www.colunadeturismo.com.br ).
A proposta oferecida pelo grupo trará a convenção de agentes de viagens norte-americanos ligados ao turismo étnico, para conhecer o Estado e seus principais pontos turísticos, além de reforçar a divulgação do segmento nos Estados Unidos. Em novembro deste ano será realizada uma visita prévia, para realização de um workshop com o trade local, além de visitas a hotéis e city tour nas cidades de Salvador e Cachoeira.
Billy Arquimimo, gerente do mercado norte-americano da Bahiatursa, garante que “o trabalho de promoção do turismo, nos Estados Unidos, primeiro com o turismo étnico-afro e atualmente com todo o segmento turístico, continua dando sinais positivos”.
O grupo Yourwolrd realiza o trabalho de trazer grupos afro-americanos para a Bahia há mais de 30 anos e, há dois, após estreitamento de relações com o governo baiano, vem se dedicando também a captar eventos para o Estado. “Nós nos dedicamos primordialmente ao turismo étnico-afro e a trazer afro-americanos”, diz o empresário americano Willard Taylor.
Ele acrescenta que os eventos devem contribuir para a expansão do trabalho da empresa que representa, “já que universidades e grupos educacionais também fazem parte dos nossos objetivos.
Fonte: Coluna de Turismo: ( www.colunadeturismo.com.br ).
Adiada a data para o Otambí de Verão desta edição
Data: 20/04/2012.
Local: Sede do Bloco Afro Dilazenze, Alto da Conquista.
Horário: 20h.
Valor do Ingresso: R$3.
Atrações: Banda Sambágua, Orquestra Gongombira e muito mais.
Realização: Ong. Gongombira de Cultura e Cidadania.
Apoio: Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze e Terreiro de Matamba Tombenci Neto.
OBS: O evento estava previsto para acontecer na data 14/04, mas por motivos maiores a data teve que ser adiada para a data dita logo mais acima. Esta será mais uma edição do evento, IMPERDÍVEL!!
Local: Sede do Bloco Afro Dilazenze, Alto da Conquista.
Horário: 20h.
Valor do Ingresso: R$3.
Atrações: Banda Sambágua, Orquestra Gongombira e muito mais.
Realização: Ong. Gongombira de Cultura e Cidadania.
Apoio: Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze e Terreiro de Matamba Tombenci Neto.
OBS: O evento estava previsto para acontecer na data 14/04, mas por motivos maiores a data teve que ser adiada para a data dita logo mais acima. Esta será mais uma edição do evento, IMPERDÍVEL!!
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Trabalhos Do Dilazenze 2012/2013
O Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze que atende na comunidade do Alto da Conquista, trabalha com crianjas, jovens e adultos. É o bloco mais tradicional da cidade, o mais belo dos belos. Para ter todo o seu prestígio que foi adquirido ao longo de seus vinte e seis anos de luta, resistência e memória, o grupo ensaia o ano todo, realiza seus projetos, faz diversas apresentações dos diversos seguimentos do grupo.
Após a semana santa o Corpo de Balé Afro e a Banda Percussiva do Dilazenze retomam os seus ensaios. O Corpo de Balé Afro do Dilazenze tem seus ensaios nos dias de segunda, quarta e sábado sempre das 16h até às 18hs, na sede do Grupo, no Alto da Conquista. O Corpo de Balé Afro Dilazenze é o seguimento mais antigo do Grupo Afro Cultural Dilazenze, pois o Balé Afro tem a mesma idade que o grupo, ou seja, ambos tem 26 anos de muita luta, resistência e memória. Os ensaios do Balé após a semana santa serão voltados ao evento "Maio Dança", evento realizado todo ano no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), evento ao qual o Dilazenze já tem mais de 16 anos de participação. O Grupo irá se apresentar no "Maio Dança" todas as quarta-feiras do mês, começando dia 02/05. No dia 30/05 o balé afro Dilazenze realizará um espetáculo juntamente com o a escola de balé de Soanne Marry, que juntos vão prestar uma homenagem ao nosso amado, Jorge Amado.
A Banda Percussiva Dilazenze após a semana santa também estará voltando a realizar os seus ensaios na sede do Bloco, com datas e horários ainda não definidos, serão definidos todos os detalhes ainda esta semana.
No final de maio o Projeto Social Batukerê estrá retomando seus trabalhos sociais na sede do bloco, com os jovens da comunidade. Os jovens do Batukerê se apresentarão no evento: "Maio Dança" no dia 05/05.
Em breve mais informações do Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze. Axé!!
Após a semana santa o Corpo de Balé Afro e a Banda Percussiva do Dilazenze retomam os seus ensaios. O Corpo de Balé Afro do Dilazenze tem seus ensaios nos dias de segunda, quarta e sábado sempre das 16h até às 18hs, na sede do Grupo, no Alto da Conquista. O Corpo de Balé Afro Dilazenze é o seguimento mais antigo do Grupo Afro Cultural Dilazenze, pois o Balé Afro tem a mesma idade que o grupo, ou seja, ambos tem 26 anos de muita luta, resistência e memória. Os ensaios do Balé após a semana santa serão voltados ao evento "Maio Dança", evento realizado todo ano no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), evento ao qual o Dilazenze já tem mais de 16 anos de participação. O Grupo irá se apresentar no "Maio Dança" todas as quarta-feiras do mês, começando dia 02/05. No dia 30/05 o balé afro Dilazenze realizará um espetáculo juntamente com o a escola de balé de Soanne Marry, que juntos vão prestar uma homenagem ao nosso amado, Jorge Amado.
A Banda Percussiva Dilazenze após a semana santa também estará voltando a realizar os seus ensaios na sede do Bloco, com datas e horários ainda não definidos, serão definidos todos os detalhes ainda esta semana.
No final de maio o Projeto Social Batukerê estrá retomando seus trabalhos sociais na sede do bloco, com os jovens da comunidade. Os jovens do Batukerê se apresentarão no evento: "Maio Dança" no dia 05/05.
Em breve mais informações do Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze. Axé!!
sábado, 31 de março de 2012
Domingo 01 De Abril É Na Sede Do Bloco Afro Dilazenze !!
Neste domingo (01) o Grupo Gongombira irá realizar um evento beneficente, em prol da reforma do Terreiro de Matamba Tombenci Neto, o mais tradicional da cidade de Ilhéus-BA.
O evento tem previsão de início às 14hrs, na sede do Bloco Afro Dilazenze, e como será um evento beneficente, será um evento atípico, pois a festa será de portas fechadas, só terá acesso a festa quem comprar o ingresso, na sede do Bloco com: Gal ou Binha, por apenas R$3. Terá muita cerveja e comida a venda, portanto não economize.
Para alegrar o dia inteiro o evento terá como atrações musicais as bandas: Sambágua, SambaDila, Samba de Gueto, Orquestra Gongombira e Macaco Santo. Terá ainda apresentações pra lá de especiais dos grupos de dança: Ky Dance (campeão 2012 do Concurso Ilhéus Fitnes), Street Love e Conexão.
Informações: (73) 8809-3958 ou 3086-1871
www.matambatombencineto.blogspot.com
O evento tem previsão de início às 14hrs, na sede do Bloco Afro Dilazenze, e como será um evento beneficente, será um evento atípico, pois a festa será de portas fechadas, só terá acesso a festa quem comprar o ingresso, na sede do Bloco com: Gal ou Binha, por apenas R$3. Terá muita cerveja e comida a venda, portanto não economize.
Para alegrar o dia inteiro o evento terá como atrações musicais as bandas: Sambágua, SambaDila, Samba de Gueto, Orquestra Gongombira e Macaco Santo. Terá ainda apresentações pra lá de especiais dos grupos de dança: Ky Dance (campeão 2012 do Concurso Ilhéus Fitnes), Street Love e Conexão.
Informações: (73) 8809-3958 ou 3086-1871
www.matambatombencineto.blogspot.com
quarta-feira, 28 de março de 2012
Plano Municipal De Cultura De Ilhéus
Interessados no Plano Municipal de Cultura de Ilhéus, favor enviar um e-mail solicitando o plano para este
e-mail: dilazenze@hotmail.com
sexta-feira, 23 de março de 2012
Camisas Personalizadas Ao Seu Gosto!
segunda-feira, 12 de março de 2012
78 Anos De Muita Luta, Resistência, Dedicação ...
Mãe Hilsa Mukalê |
Hoje terça-feira (13) nossa Mãe Hilsa Mukalê completa 78 anos de vida, luta, resistência, dedicação e muito axé. Mãe Hilsa Mukalê nasceu em 13 de março de 1934, filha de Valentin, Afonso Pereira (Tata Kandemburá) e de Izabel Rodrigues Pereira, D. Roxa (Mameto Bandanelunga) tem 14 filhos (10 homens e 04 mulheres), 37 netos, 24 bisnetos e às vésperas de um tataraneto, Mãe Hilsa vai comemorar mais um aniversário ao lado de filhos, netos, bisnetos, amigos, filhos de santo, noras e familiares.
Menina G'leu e Mãe Hilsa Mukalê |
Hoje também é aniversário de uma pessoa muito especial para toda a família do Dilazenze, nossa ex-coreógrafa Gleide Cambria, seu nome de santo é Bamborosicongo, ou para os íntimos Bamborô. Menina G'leu como era conhecida por todos no Dilazenze, já foi cantora e coreógrafa do grupo durante mais de dez anos, menina muito esforçada, dedicada e querida por todos. Hoje está completando 33 anos de idade, nasceu no dia 13 de março de 1979. Filha de Ivonete Rodrigues (Lemburenganga) e Elias Evangelista (Malambê).
Gleide Cambria (Bamborô) |
Toda a família Dilazenze lhes parabeniza por mais um ano de vida, um ano de muitos que virão por aí ainda. Que Nzambi e os Nkissis as protejam sempre. Axé !!
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Comemoração Dos 26 Anos De Luta, Resistência, Paz Social E Memória Do Dilazenze
O Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze completou nesta quarta-feira (22) 26 anos de luta, resistência, memória e paz social. Mas deixou pra fazer toda a comemoração neste sábado (25) a partir das 16h na sede do Bloco, em frente o Terreiro de Matamba Tombenci Neto, no Alto da Conquista, Ilhéus.
Para comemorar mais um ano do Dilazenze, todo o bloco fará uma levada pela comunidade do Alto da Conquista, com as suas alas de: Batukerê, Frente, Bateria e Povão. Logo em seguida terá um amalá "caruru de Xangô", que será oferecido aos integrantes do bloco, amigos, parceiros e comunidade.
Venha prestigiar conosco mais um ano do Dilazenze.
Axé !!
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
XVII Festival De Música E Concurso Da Beleza Negra Dilazenze
Hoje às 19h o Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze, vai realizar um de seus eventos mais tradicionais, e convidamos a todos que venham prestigiar este nosso evento.
Vamos coroar a nossa Rainha da Beleza Negra e escolher a nossa música tema do Carnaval 2012 do Bloco Afro Dilazenze. Este ano o Bloco Afro Dilazenze irá homenagear o nosso Amado, Jorge.
Estamos no ano do centenário de Jorge Amado, e nada melhor do Dilazenze fazer, do que homenagear esse grandioso escritor, que tanto fez por Ilhéus e pela cultura. O Dilazenze desfilará o carnaval na Av. Soares Lopes no DOMINGO de carnaval, com o tema: "Dilazenze e Jorge Amado raízes do Candomblé".
O Dilazenze tem muito haver com Jorge Amado, pois ambos são filhos de Xangô e ambos tem suas raízes ligadas ao Terreiro de Candomblé. nada mais justo do que o Dilazenze desfilar homenageando Jorge Amado.
Vamos coroar a nossa Rainha da Beleza Negra e escolher a nossa música tema do Carnaval 2012 do Bloco Afro Dilazenze. Este ano o Bloco Afro Dilazenze irá homenagear o nosso Amado, Jorge.
Estamos no ano do centenário de Jorge Amado, e nada melhor do Dilazenze fazer, do que homenagear esse grandioso escritor, que tanto fez por Ilhéus e pela cultura. O Dilazenze desfilará o carnaval na Av. Soares Lopes no DOMINGO de carnaval, com o tema: "Dilazenze e Jorge Amado raízes do Candomblé".
O Dilazenze tem muito haver com Jorge Amado, pois ambos são filhos de Xangô e ambos tem suas raízes ligadas ao Terreiro de Candomblé. nada mais justo do que o Dilazenze desfilar homenageando Jorge Amado.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Se Você É Negra E Gosta De Exaltar A Sua Beleza
Venha participar do Concurso de Beleza Negra do Bloco Afro Dilazenze, que será realizado nesta quinta-feira dia 16/02. O concurso é realizado como forma de incentivo para que as mulheres negras elevem a sua auto-estima, valorizando a sua beleza. Além disso, o festival de beleza negra do Dilazenze abre as portas para possíveis trabalhos de modelo fotográfico, desfiles, cerimônias, entre outras, pois além das parcerias o grupo proporciona uma visibilidade muito grande, conseqüência do prestigio e da credibilidade adquirido ao longo dos seus 25 anos de resistência, memórias e identidade cultural.
Participe!
Informações: (73) 8831-5619/3086-1871/8836-8720
Assinar:
Postagens (Atom)