terça-feira, 26 de maio de 2015

Projeto Samba de Terreiro acontece neste sábado (30), no Espaço Cultural Dilazenze



PROJETO SAMBA DE TERREIRO
(Memória e Identidade afro-brasileira no Litoral Sul da Bahia)

O projeto foi proposto pelo musico percussionista Gilsonei Rodrigues (Mestre Ney), presidente do Grupo Cultural Dilazenze, e conta com o apoio na coordenação pedagógica do Prof. Dr. Andre Rosa Ribeiro, coordenador do CEDOC - UESC (centro de documentação e memória). Samba de Terreiro prevê a pesquisa, registro e divulgação da memória de sambas tradicionais criados e executados nas comunidades de terreiro no Território Litoral Sul da Bahia.

O projeto busca identificar, pesquisar e divulgar um conjunto de musicas e ritmos de sambas tradicionais característicos de cerimônias religiosas e festivas nas comunidades dos mais tradicionais terreiros do Território Litoral Sul da Bahia com o objetivo de socializar informações relativas aos sambas tradicionais de terreiro fortalecendo a preservação da identidade das comunidades religiosas de matriz afro-brasileira no Território Litoral Sul da Bahia (Ilhéus e Itabuna).

Como forma de apoio à lei 10.639-03, os coordenadores do projeto tem a intenção de produzir um DVD e uma cartilha com base em entrevistas com membros dos mais tradicionais terreiros dos municípios de Ilhéus e Itabuna. O DVD e a cartilha terão distribuição gratuita nas escolas da rede pública de ensino dos municípios de Ilhéus e Itabuna, nas comunidades de terreiro pesquisadas e em órgãos e espaços culturais municipais e estaduais do Território Litoral Sul. Também será produzido um show com o Grupo Sambadila interpretando um repertório baseado no material da pesquisa.

As atividades de exibição do DVD e apresentações artísticas do Sambadíla acontecerão dia 30/05/2015, no Espaço Cultural Dilazenze as 20:00hs, o DVD será exibido gratuitamente também no Terreiro Matamba Tombenci Neto em Ilhéus, no Terreiro Ilê Axé Oyá Funké em Itabuna e na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Att;
Gilsonei Rodrigues (Mestre Ney)
Proponente do projeto Samba de Terreiro
73 8831-5619
73 8166-7964
Mestreney1@hotmail.com

CEACI Realiza Oficina de Técnicas de Dança Afro



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxSTIgou96KXOwGQ_Y0qK-H77FYvfVcaoWXTaInGwXZzutqpK4fTziTFxhY9DgWW5iR5Y0xlB57yIxJzCcqVjfQG0qsoNtelLv3AhTkNCppmp9jrwOSRhwAcVBQGmb7Eg4hu9q7jMEtjF1/s1600/cartaz+das+oficinas+%25281%2529.jpg

A Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus, com recursos do Fundo de Cultura Municipal, através do Conselho das Entidades Afro Cultural de Ilhéus (CEACI) promove durante os dias 22, 23 e 24 de maio a oficina de capacitação em Técnicas em Dança Afro. O curso será ministrado na Tenda Teatro Popular de Ilhéus com inscrições gratuitas.
A oficina faz parte de um projeto que contempla oficinas de formação e de capacitação, que foram divididos em três módulos.  As oficinas de formação foram divididas da seguinte forma: Confecção de Indumentárias/Adereços; Confecção de Instrumentos e Elaboração de Projetos Culturais. Já as oficinas de capacitação foram dividas em: Técnicas em Dança Afro; Noções Básicas de Música Afro e Introdução a Percussão Afro-Brasileira.
Todas as oficinas fazem parte das ações previstas no Projeto Afro Cultural e são ferramentas de fomento para os grupos afros de Ilhéus o Projeto seguirá até o mês de Julho de forma itinerante, onde as atividades serão ofertadas em diversos bairros da cidade. 

Primeiro Memorial de Matriz Africana do Sul da Bahia!

 
Primeiro Memorial de Matriz Africana do Sul da Bahia, fundado em novembro de 2006 no Terreiro de Matamba Tombenci Neto,um dos Terreiros de Candomblé Angola mais antigos da Bahia, fundado em 1885. O Memorial Unzó Tombenci Neto constitui-se num núcleo de pesquisa e documentação que abriga um variado acervo de fotografias, documentos e objetos referentes à religião de matriz africanana da região Sul da Bahia. www.maeilzamukale.blogspot.com.br